17 Livros que vão mudar sua vida financeira (comece pelo #14)

Thiago Cardoso
Analista CNPI
31/5/2016

Buscar conhecimento é essencial para que você atinja um patamar financeiro mais elevado. A seguir, eu preparei uma lista de 17 livros excepcionais para você turbinar a sua vida financeira.

Eu separei os livros em quatro seções:

Boa leitura,

Livros sobre Educação Financeira

02 - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

#1 Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie): todo o dinheiro que você vai ganhar vem das pessoas. Portanto, é preciso saber muito bem lidar com elas. Nesse livro, Dale Carnegie cria um retrato do ser humano impressionante e mostra como você pode fazer as pessoas gostarem de você e, consequentemente, lhe concederem promoções no trabalho ou comprar seu produto. Foi um dos livros mais importantes que eu li na minha vida.

03 - Os Segredos da mente milionária

#2 Os Segredos dos Milionários (T. Harv Eker): leitura obrigatória, T. Harv Eker mostra como encontrar o equilíbrio entre trabalho e família é essencial para o seu sucesso financeiro. Harv Eker ainda analisa o perfil dos milionários norte-americanos, elencando suas principais características.

04 - O milionário mora ao lado

#3 O Milionário Mora ao Lado (T. Stanley): Stanley fez várias entrevistas com diversos milionários e daí extraiu um perfil médio dessas pessoas. Com base nesse perfil, Stanley conclui que a integridade é a característica mais importante para o sucesso financeiro pessoal.

Stanley mostra a importância de poupar, da vida austera, do trabalho e do bom relacionamento interpessoal. Além disso, ele destrói concepções de que inteligência ou um bom currículo são essenciais para se tornar um milionário.

01 - Millionaire Fastlane

#4 A Via Expressa dos Milionários: é um ebook do autor multimilionário norte-americano M.J de Marco. Nesse livro, ele fala sobre como é ridículo as pessoas que esperam enriquecer comprando títulos públicos por mais de 50 anos. Basicamente, você enriquece depois de velho e não tem tempo para aproveitar sua riqueza.

Segundo de Marco, a maior parte dos milionários norte-americanos enriqueceu com menos de 40 anos.Para DeMarco, o enriquecimento deve vir de produzir valor para milhares ou milhões de pessoas. E você pode fazer isso abrindo um negócio em qualquer nicho de mercado. Por exemplo, eu conheço vários empreendedores sendo bem sucedido com cursos de japonês ou vendendo painéis de energia solar.

Você pode comprar a versão traduzida para português aqui ou o original em inglês aqui.

Livros sobre Psicologia nos Investimentos

A grande maioria dos investidores pensa que investir é uma técnica. Porém, eu insisto que investir é uma arte. Por isso, você precisa ter corpo e mente totalmente conectados com o seu estilo de investimentos.

Eu tive uma grande noção a respeito da importância de desenvolver uma mentalidade investidora ao ter contato com Warren Buffett. Porém, o fabuloso livro de David Dreman sobre Investimento Contrário me fez despertar ainda mais para essa necessidade.

Apesar de eu me distanciar muito do estilo de investimentos de Dreman, gosto de dizer que foi um dos livros mais importante que eu já li na minha vida sobre investimentos. Justamente por causa das suas lições de psicologia e mentalidade.

#5 Os Super-Investidores de Graham-Doddsville (W. Buffett): não é propriamente um livro, mas uma carta escrita por Warren Buffett mostrando a superioridade do investimento em valor em relação a outras técnicas. Você pode ter uma leitura completa aqui em português, aqui em inglês e uma leitura comentada por André Fogaça aqui.

Contrarian Investment Strategies: The Psychological Edge (English Edition) por [David Dreman]

#6 Contrarian Investment Strategies (D. Dreman): esse livro é um dos maiores tratados sobre o efeito da psicologia nos investimentos. Dreman mostra o que o investidor em valor deve fazer para se afastar da multidão e procurar por investimentos realmente lucrativos.

Esse livro é também uma das melhores obras a respeito da técnica de investimento em valor. Dreman leva muito a sério sua estratégia de comprar ações desprezadas pelo mercado. Nesse livro, ele conta quatro formas de obter rendimentos excepcionais. Além disso, reforça a importância da solidez financeira e de estar preparado para surpresas nos seus investimentos.

07 - Investidores Conservadores Dormem Tranquilos

#7 Investidores Conservadores dormem Tranquilos (P. Fisher): nesse livro, Fisher mostra que não é preciso correr mais riscos para obter melhores retornos no mercado de ações. É um excelente livro para desmistificar a noção de que investir em ações é correr riscos.

#8 Os Segredos de Warren Buffett e George Soros (M. Tier): Soros é um grande especulador. Nesse livro, Tier surpreende e mostra que a mentalidade de George Soros é muito mais próxima à de Bufffett do que se pode imaginar. Esse livro é uma grande mostra de que a mentalidade de um investidor de sucesso é um fator ainda mais importante que a sua técnica.

#9 Rápido e Devagar (D. Kahneman):  “Na média, os traders mais ativos apresentam os piores resultados”.  Uma das principais mensagens de Kahneman é que você deve evitar comprar e vender ações pelo impulso. Outros efeitos, como a ancoragem, também são tratados por Kahneman.

#10 O Investidor Inteligente (B. Graham): é um clássico. Um livro muito longo, mas que vale a leitura. Outros autores excederam bastante Graham sobre a sua técnica de investir em valor. Em muitos lugares, você pode encontrar um resumo sobre os seus critérios de investimento, porém é muito importante ler os capítulos do livro sobre a psicologia, a multidão e a descrição do Sr. Mercado.

11 - Clash of Cultures

#11 The Clash of Cultures (John Bogle): nesse livro, Bogle explica como nasceu a cultura da especulação e por que ela é prejudicial ao investidor. Bogle também mostra a superioridade da técnica de investimento em valor. Por fim, faz um estudo sobre a performance dos fundos de investimento, mostrando que, quanto mais operações o administrador do fundo realiza, pior é o desempenho do fundo. Infelizmente, não conheço nenhuma versão desse livro em português.

Está gostando dessa lista? É justamente com base nos conhecimentos desses livros que eu preparo a minha newsletter semanal.

Livros sobre Investimento em Valor

A técnica de investimento em valor pura se baseia em comprar ações sub-avaliadas pelo mercado. Os maiores expoentes dessa técnica são David Dreman, Benjamin Graham e Walter Schloss.

Contrarian Investment Strategies: The Psychological Edge (English Edition) por [David Dreman]

#6 Contrarian Investment Strategies (D. Dreman): preciso repetir esse livro, porque, além de um tratado sobre psicologia, esse é também o livro mais abrangente a respeito da técnica de investimento contrário.
Dreman relata quatro formas diferentes de procurar por empresas sub-avaliadas e obter retornos acima da média.

12 - John Neff on investing

#12 John Neff on Investing (John Neff): Neff é um investidor frio que se baseia no múltiplo P/L. Nesse livro, Neff mostra como encontrar empresas que estão sendo classificadas erroneamente pelo mercado. É muito comum o efeito de uma notícia ou regulação se aplicar a muitas empresas, mas não a algumas específicas.

13 - Spiritual Investments

#13 Spiritual Investments: Wall Street Wisdom from the Career of Sir John Templeton (Gary D. Moore): John Templeton obteve sucesso nos seus investimentos ao redor de todo o mundo. Ele sempre evitava bolhas e partia para países com melhores possibilidades. É verdade que a maioria dos investidores não conseguirá fazer isso nos próximos anos, porém o entendimento de mundo de quando uma ação realmente está barata é muito útil para os investidores em valor.

Livros sobre Growth Investing

Certamente, a razão de ser de Wall Street e da Bovespa. Essa também é a técnica de investimento mais ambiciosa. No Brasil, as Lojas Americanas se valorizam 126,9 vezes em 15 anos. Nos Estados Unidos, a Apple atingiu 210 vezes em 30 anos.

Eu me considero predominantemente um investidor em crescimento. Procuro por empresas que podem em oferecer ganhos acima de 10 vezes para mantê-las por muitos anos.

Particularmente, eu me sinto influenciado predominantemente por Lynch e Fisher.

#14 One Up on Wall Street (P. Lynch): nesse livro, Lynch coloca o investimento ao alcance de qualquer pessoa. Apesar de procurar por tenbaggers, isto é, empresas que podem se valorizar até 10 vezes, Lynch era um investidor extremamente diversificado, por isso, esse livro é útil para qualquer tipo de investidor fundamentalista. Para mim, é a primeira leitura sobre o mercado de ações que você deve ter.

15 - Common Stocks

#15 Common Stocks. Uncommon Profits (P. Fisher): um dos raros livros sobre investimentos que não fala de números ou métricas. Fisher criou uma obra prima ao falar sobre os critérios qualitativos de um bom investimento, como a marca, a estrutura de vendas e a sua relação com funcionários e clientes.
Fisher é o mais radical e, consequentemente, um dos melhores autores a respeito de investimento em crescimento. Fisher se opõe à diversificação. Ele examina as empresas muito de perto, o que se torna impossível com centenas de empresas. Segundo ele, “eu não busco por um monte de boas empresas, mas por algumas poucas excepcionais”

16 - The little Book that beats the market

#16 The Little Book that beats the Market (J. Greenblatt): esse é um livro que eu recomendo para iniciantes. Greenblatt descreve uma fórmula mágica para investir em ações. E a sua fórmula realmente funciona. É uma incrível demonstração de que a análise fundamentalista é realmente superior e que até mesmo robôs podem fazê-la funcionar. As visões humanas de Fisher e Lynch vão certamente oferecer melhores rendimentos para você do que uma fórmula robotizada. Porém, vale a pena ler o livro para entender que realmente o mínimo que você pode esperar da análise fundamentalista é muito alto.

The Zulu Principle: Making extraordinary profits from ordinary shares (Harriman Modern Classics) (English Edition) por [Slater Jim]

#17 The Zulu Principle (James Slater): Slater combateu ativamente o múltiplo P/L e se tornou uma grande referência contrária ao Investimento em Valor defendido por Benjamin Graham.

Slater defende o investidor realmente deve pagar um preço mais elevado para obter empresas que crescem 10% ou 20% ao ano. Para Slater, esse prêmio vale muito a pena, porque os maiores ganhos do investimento provém do crescimento dos lucros da empresa.

Essa abordagem já havia sido defendida por John Bogle e por Peter Lynch, porém, Slater a levou a um novo patamar.

E você, o que achou dessa lista? Tem mais algum livro que você leu e que gostaria de recomendar? Deixe sua opinião nos comentários.

Panorama do Mercado - Abril 2024

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional
André Falcão, CGA
Economista

Panorama do Mercado - Março 2024

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional
André Falcão, CGA
Economista

Panorama do Mercado - Fevereiro 2024

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional
André Falcão, CGA
Economista

Panorama de Mercado - Janeiro 2024

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional.
André Falcão, CGA
Economista

Panorama de Mercado - Agosto 2023

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional.
André Falcão, CGA
Economista

Panorama de Mercado - Julho 2023

Nesse relatório trouxemos nossa avaliação dos principais acontecimentos das últimas semanas envolvendo a economia e os mercados nacional e internacional.
André Falcão, CGA
Economista